domingo, 31 de outubro de 2010

CEARÁ SAI NA FRENTE E REGULAMENTA A FITOTERAPIA NO SUS

eará é o primeiro Estado a regulamentar uso da fitoterapia no SUS


Ceará é o primeiro Estado a regulamentar uso da fitoterapia no SUS
O Ceará parte na frente e é o primeiro Estado do Brasil a regulamentar a utilização de plantas medicinais, fitoterápicos e serviços relacionados à fitoterapia no Sistema Único de Saúde (SUS). O pioneirismo tem como base as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS e a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Decreto publicado no Diário Oficial do Estado, no último dia 8 de janeiro, autoriza a Secretaria da Saúde “a implantar a política de incentivo à pesquisa, o desenvolvimento tecnológico, a produção e a inovação de produtos fitoterápicos, a partir da biodiversidade regional”. A política abrange plantas medicinais nativas e exóticas adaptadas, amplia as opções terapêuticas aos usuários do SUS, e ainda prioriza as necessidades epidemiológicas da população.

O decreto governamental regulamenta a Lei nº 12.951, de 7 de outubro de 1999, que dispõe sobre a Política de Implantação da Fitoterapia em Saúde Pública no Estado do Ceará e é anterior à Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, de 22 de junho de 2006. Ou seja, com o decreto o Governo do Estado regulamenta o uso de fitoterápicos no SUS mesmo antes do governo federal. Assim, o Ceará serve de modelo para o País. Conforme preconizado no Plano Nacional, o decreto estabelece o Regulamento Técnico da Fitoterapia no Ceará e regulamenta as boas práticas de cultivo e coleta de plantas medicinais, as boas práticas de processamento de plantas medicinais, a preparação de remédios caseiros com plantas medicinais e as boas práticas na preparação de fitoterápicos.

Para viabilizar a fitoterapia no SUS, o decreto determina a implantação de farmácias vivas nas microrregiões de saúde do Estado. Estabelece, ainda, que a Sesa e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário “estimularão as iniciativas comunitárias para a organização e reconhecimento das práticas tradicionais e populares com plantas medicinais, assim como as iniciativas de cultivo através da agricultura familiar”. Para a aplicação da política de fitoterápicos, o decreto reconhece como Horto Matriz o Horto de Plantas Medicinais Francisco José de Abreu Matos, da Universidade Federal do Ceará, e institui como oficial o Horto de Plantas Medicinais do Núcleo de Fitoterápicos (Nufito).

O Projeto Farmácias Vivas foi idealizado pelo professor Francisco José de Abreu Matos em 1983, com plantas medicinais de eficácia e segurança terapêuticas comprovadas. O Programa Estadual de Fitoterapia, é atualmente desenvolvido pelo Núcleo de Fitoterápicos (Nufito), da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Sesa.

O Nufito distribui 16 tipos de medicamentos fitoterápicos para hospitais e unidades da rede estadual de saúde e mantém o Horto de Plantas Medicinais (Horto Matriz) e a Oficina Farmacêutica para preparação de fitoterápicos. O Núcleo presta apoio técnico-científico e faz capacitação de pessoal para promover a fitoterapia em saúde pública no Estado do Ceará, com a implantação de farmácias vivas nos municípios. São três os modelos de farmácias vivas, destinadas à instalação de hortas de plantas medicinais, à produção e dispensação de plantas medicinais secas (droga vegetal) e à preparação de fitoterápicos padronizados para o provimento das unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Relação Estadual de Plantas Medicinais (Replame) lista 25 espécies que produzem fitoterápicos indicados como tranquilizantes, broncodilatadores, antissépticos, cicatrizantes, antiinflamatórios entre outras indicações. Plantas tradicionais da flora regional já são utilizados na produção dos fitoterápicos, entre elas babosa, capim santo, eucalipto, pau d’arco, confrei, romanzeira, malvariço, malva santa, alfavaca, aroeira, maracujá e goiabeira

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ESTA CRIADA A RELIGIÃO UNIÃO DA ARTEMISIA, TEMPLO DA CONSCIÊNCIA BIOPSICOESPIRITUAL

A ARTEMISIA VULGARIS É UMA DAS MUITAS, MAIS DE 400 ESPECIÉS DA PLANTA, ALÉM DOS SEUS DIVERSOS VALORES E CONCENTRAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS BENEFICAS A SAÚDE, ELA ESTÁ COMO PRINCIPIO ATIVO DA MOXABUSTÃO, ESTA SENDO USADA EM PESQUISA E SE TRANSFORMA EM UM MÉTODO DE COMBATE A FEBRE AMARELA E É UM COMPONENTE DO ABSINTO UMA BEBIDA DESTILADA RESPONSAVEL NO PASSADO POR GOSTOS ESPECIAIS DE ARTISTAS E INTELECTUAIS EUROPEUS, BREVE ESTAREMOS NOS REUNINDO PARA PRATICARMOS O QUE DE MELHOR UMA RELIGIÃO PODE PROMOVER, A LIGAÇÃO ENTRE OS PECADORES E DEUS E FESTEJARMOS O ATO DE ESTAR VIVO." SORRIA A VIDA EM VOCÊ "

terça-feira, 12 de outubro de 2010

A TRANSCENDÊNCIA DE UM HOMEM

14 DE OUTUBRO DIA DO MASSAGISTA ,
10 DE DEZEMBRO DIA DO TERAPEUTA
PSICOBIOENERGÉTICO SALVADOR


14 DE OUTUBRO, 10 DE DEZEMBRO, 20 DE FEVEREIRO. ESTES DIAS FORAM CRIADOS PELO PROF. DR. JOSÉ AUGUSTO MACIEL TORRES QUE É UM BALUARTE DAS TERAPIAS NA BAHIA, E ATRAVÉS DE SUA SEMPRE DISTINGUIDA PRESENÇA NESTA ÁREA, ESTÁ POR TRÁS DE TODAS AS ENTIDADES CRIADAS PARA FORMAR E REPRESENTAR A CATEGORIA. MINHA ENTRADA NO MUNDO TERÁPICO SE DEU POR DESEJAR ROMPER COM UMA VIDA LIGADA SÓ AO TER, E SIM, ME DEDICAR AO SER, GRANDES DECEPÇÕES ESTAVAM POR VIR, SÓ COMPENSADAS PELA PRIMEIRA E ÚNICA 1ª DAMA, MINHA MULHER QUE FOI E É A BASE ESTRUTURAL INDISPENSAVEL PARA ESTA TRANSIÇÃO, ELIANA MOREIRA PAIXÃO DE SOUZA. E PELO APOIO INCONDICIONAL DO PROF.DR. JOSÉ AUGUSTO, SEMPRE ESTIMULANDO A AÇÃO, DIVULGAÇÃO, CRIAÇÃO E UMA ININTERUPTA PRATICA DO SABER. ENCONTREI TERAPEUTAS FÚTEIS, MATERIALISTAS E VOLTADOS PARA SUPERFICIALIDADES, ENTIDADES QUE DIZEM NOS REPRESENTAR E SÓ REPRESENTAVAM A SI, E APÓS ENFRENTAR ESTES GIGANTES, A ULTEP HOJE SE ORGULHA EM TER FORMADO MAIS DE 7.000 MULTIPLICADORES DE TERAPIAS, ENCONTREI A MASSAGEM TUINAH EM SEGUNDO PLANO, HOJE REINA ACIMA DE TODAS, OS CERTIFICADOS DA ULTEP ESTÃO ESPALHADOS POR TODO O MUNDO, E NO BRASIL, POR TODAS AS SUAS REGIÕES. NOSSOS ALUNOS FAZEM DIFERENÇA EM QUALQUER LUGAR QUE CHEGAM, A PALAVRA MASSAGISTA TERAPEUTA, RESGATOU O NOME DA PROFISSÃO, O SITE WWW.PORTALDOMASSAGISTA.COM.BR CRIAÇÃO DO PROF.DR. JOSÉ AUGUSTO MACIEL TORRES É HOJE ACESSADO NO MUNDO INTEIRO, A CRIAÇÃO PELO PROF. FRANKLIN FERREIRA DA MASSAGEM JAMATÔ EM HOMENAGEM AO PROF. DR. JOSÉ AUGUSTO MACIEL TORRES, COM AS INICIAIS DE SEU NOME, “ SOMOS PECADORES ALIVIANDO O PESO DE OUTROS PECADORES “, “ A EXPRESSÃO MÁXIMA DE DEUS E SUA MISERICÓRDIA “, NÃO PODEMOS NOS TORNAR PIORES DO QUE NÓS COMBATEMOS, “ SOMOS UMA LUZ NO FIM DO TUNEL”, SAIBAMOS FAZER E FAÇAMOS, HOJE, AGORA E SEMPRE. LOUCOS POR MASSAGEM, HOJE UMA MARCA DE SUCESSO, CRIADA PELO PROF. FRANKLIN FERREIRA. APOIADOS PELO CONSELHO FEDERAL DOS MASSAGISTAS, E CERTIFICADOS PELA ULTEP UNIVERSIDADE LIVRE DE TERAPIAS PSICOBIOENERGETICAS E ULMATAN UNIVERSIDADE LIVRE DE MASSAGEM, ACUPUNTURA, TERAPIAS ALTERNATIVAS E NATURAIS, NOS SAUDAMOS MUTUAMENTE E AGRADECEMOS AO PROF. DR. JOSÉ AUGUSTO MACIEL TORRES POR SUA DEDICAÇÃO, APOIO, E INCANSÁVEL TRABALHO EM PRÓL DAS TERAPIAS, E DOS TERAPEUTAS. PARABÉNS PARA TODOS NÓS, SIM MASSAGEM, NÃO STRESS.

domingo, 3 de outubro de 2010